A área de jovens da LATI foi um dos três vencedores do concurso “Água para todos” promovido pela Ena.
Enquadrado no Projeto Pedagógico Maletas da Sustentabilidade, o Concurso Escolar “Água para Todos” visa promover a eficiência hídrica na escola bem como a sensibilização da comunidade escolar para a adoção de práticas e comportamentos mais sustentáveis no uso eficiente da água.
O concurso destina-se a escolas do 2º e 3º Ciclo e visa premiar a organização de uma Campanha de Promoção do Uso Eficiente da Água na escola que envolva professores, alunos e famílias e que se traduza na alteração de comportamentos e na redução do desperdício e/ou consumo.
As campanhas foram avaliadas por um júri constituído por técnicos da ENA e dos Municípios de Palmela, Sesimbra e Setúbal.
Todos fizeram uma excelente campanha, muito criativa, com o envolvimento de toda a comunidade escolar, incluindo os encarregados de educação, de onde saíram medidas para a utilização de água de forma mais eficiente, e mais importante, foram capazes de sensibilizar os mais jovens para esta temática que é tão importante para a nossa região, vulnerável aos impactos das alterações climáticas, particularmente de escassez de água e desertificação.
Os vencedores do concurso foram todas as escolas participantes, pois o mais importante era participar. Contudo, fazia parte do regulamento haver três escolas premiadas. Assim, os vencedores do concurso em Setúbal foram:
- Escola Básica Luísa Todi
- Área de Jovens Lati- Centro Comunitário du Bocage
- Escola Básica e Secundária Ordem de Sant´Iago
Serão distribuídos redutores de caudal a todas as escolas participantes. Dado o problema de pandemia que todos enfrentamos, o evento público para entrega dos redutores de caudal e os espectáculos de sensibilização serão agendados assim que a situação se regularize.