Complexo Desportivo

O Complexo Desportivo da LATI conta com cerca de 2000 utilizadores, dos 4 meses aos 90 anos de idade, entre os quais os utentes da LATI, utentes de outras instituições, alunos de diversas escolas do concelho e pessoas da comunidade em geral, ajudando com a sua comparticipação a Instituição a ajudar os mais carenciados.
Com instalações cuidadas, equipadas com aparelhos e técnicas inovadoras, coloca ao dispôr dos utentes um vastíssimo rol de actividades, devidamente acompanhadas por profissionais formados e especializados, que prestam o acompanhamento necessário que cada utente necessita para alcançar os seus objectivos.

Regulamento Interno Complexo Desportivo

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
2ª-6ª feira: 08h00 – 22h00
Sábado: 09h00 – 13h00
Domingo: 09h00 – 13h00

Piscina

Atividades aquáticas destinadas à faixa etária dos 6 meses aos 3 anos, que consistem na adaptação do bebé ao meio aquático, orientada por um professor e acompanhada por um dos pais. Estimula os domínios psicomotores, afectivos e cognitivos, melhora a coordenação, o equilíbrio, a força muscular e  o aparelho cardio–respiratório e ao mesmo tempo permite aos bebés relaxar, ganhar apetite e dormir melhor.

Aprendizagem dos vários estilos de natação (Crawl, Costas, Bruços, Mariposa), adaptada às várias idades. A natação é considerada o exercício mais completo que se pode praticar, com benefícios a vários níveis, em termos de resistência, força, elasticidade e até psicológico, sendo uma atividade extremamente relaxante. As aulas estão divididas por idades, começando aos 4 anos com Adaptação ao Meio Aquático, que consiste em atividades de descoberta que pretendem familiarizar a criança com a água antes de passar ao ensino das técnicas específicas de natação. As aulas de Natação, quer para as crianças (6-12 anos), quer para os adultos (+13 anos), dividem-se em aprendizagem e aperfeiçoamento.

Permite usufruir dos benefícios da natação, em horário livre, sem professor.

A hidroginástica é uma actividade através da qual é possível adquirir uma boa condição física, com a melhoria das capacidades de coordenação, resistência e flexibilidade e melhorar, no geral, a nossa forma.

A Hidroterapia baseia-se na utilização da água como meio terapêutico, sendo indicada em diversas patologias. Realiza-se numa piscina preparada especificamente para esse fim, com um profissional especializado na área, um fisioterapeuta. Tem como principais benefícios: alívio da dor, fortalecimento muscular, diminuição da tensão muscular, aumento do equilíbio, aumento da auto-confiança, melhor consciencialização corporal, aumento da mobilidade articular, aumento da capacidade respiratória, aumento da circulação periférica.

Ginásio

Realização de exercícios aeróbios (passadeira, bicicleta estática, remo, step, elíptica) tendo como objectivo o desenvolvimento cardiovascular e perda de massa gorda. Adequado a todas as idades e condições físicas.

Realização de exercícios em máquinas de resistência variável consoante o objectivo do aluno em termos de desenvolvimento da massa muscular. Trabalho de baixa complexidade com resultados rápidos. Recomendado para qualquer pessoa independentemente do seu nível de condição física.

O treino personalizado consiste num treino individual, acompanhado por um instrutor, que permite oferecer um trabalho individualizado ao aluno, podendo ser adaptado a todas as faixas etárias e condições físicas. Por ser totalmente elaborado de acordo com as características pessoais do aluno, o treino personalizado permite maior rapidez no alcance de metas e na obtenção de resultados.

Aulas de Grupo

Aula de treino de força e de condição fisica geral com o objectivo de desenvolver e melhorar a aptidão física.

Aula de exercícios localizados que incide especificamente nos glúteos, visando o aumento da sua tonicidade e firmeza. É uma actividade de grupo, orientada por uma professora, em que se realizam movimentos em sincronia com a música.

Aula localizada de trabalho de glúteos, coxas e abdominais ao som de música brasileira.

Aulas de 30 minutos que trabalham diferentes tipos de abdominais, criada e direcionada para o fortalecimento e a definição da musculatura abdominal. O abdominal é um músculo com grande protagonismo no corpo humano, desempenha várias funções como a proteção de alguns órgãos vitais, mantém uma postura ereta e protege a zona lombar, sendo também alvo de grande interesse em termos estéticos.

Aula de ciclismo feita em grupo, praticada inteiramente com a ajuda de uma bicicleta ergométrica, desenhada especialmente para a modalidade, que permite facilmente ajustar a resistência ao nível de treino de cada pessoa. Esta modalidade proporciona um elevado gasto calórico, fortalecendo a musculatura dos membros inferiores e ganhando uma óptima melhoria cardiovascular.

É um exercício cardiovascular que combina passos de dança com movimentos de tonificação muscular. Baseia-se em ritmos latinos, salsa, cumbia, merengue, samba, reggaeton, belly dancing, flamengo, calipso, entre outros, que transmitem a energia e paixão necessárias para fazer de uma sessão de Zumba o elemento ideal para melhorar a condição física a todos os níveis.

Aula de grupo com música rítmica afro, dancehall e kizomba, que envolve um grande dispêndio energético, trabalhando todos os músculos, assim como o sistema cardiovascular com alta intensidade. Aumenta a massa muscular, especialmente dos membros inferiores, que trabalham arduamente fortalecendo principalmente o quadríceps, coxas, glúteos e core. Os braços são accionados a cada movimento, contribuindo para tonificar todo o corpo e o sistema cardiovascular é solicitado todo o tempo, e de forma intensiva. Melhora a respiração, pressão arterial e a memória, contribuindo assim para aumentar a condição física. Além disso, permite dançar e praticar desporto de forma divertida.

Método de condicionamento físico e mental desenvolvido por Joseph Pilates no início do séc. XX que visa desenvolver a força funcional, flexibilidade, resistência, e controlo motor do corpo, proporcionando um bom equilíbrio, alinhamento e postura corporal.

Podendo ser praticado por qualquer pessoa, o pilates é um treino muito completo por conseguir reunir a força, a flexibilidade e o controlo através dos seis princípios que o regem: concentração, centralização, controlo, respiração, precisão e fluidez.

Pode ser praticado apenas com o peso do corpo, mas pode também recorrer a vários complementos que o tornem mais completo e diversificado.

O Pilates clínico consiste numa adaptação, feita por fisioterapeutas, de diversos exercícios do Método Pilates tradicional, para que possam ser realizados por pessoas que nunca praticaram atividade física e também para a reabilitação de pessoas com problemas de coluna, para melhorar a postura e diversos problemas de saúde que podem ser beneficiados com o fortalecimento muscular e articular.

Este método de treino foca-se no controle da respiração, no centro de gravidade do corpo e na boa postura, que são excelentes para aumentar a capacidade de concentração e melhorar a coordenação motora e também a flexibilidade de todos os músculos e tendões, e é orientado por uma fisioterapeuta com conhecimento específico de Pilates Clínico.

Ainda que o método Pilates possa ser praticado sem recurso a materiais auxiliares, os equipamentos de pilates trazem um maior dinamismo a uma prática que só por si já é muito completa.

A utilização de algum material, nomeadamente bolas e elásticos, contribui para uma diversificação deste método de treino, podendo ser utilizado quer para facilitar a compreensão de determinado exercício realizado pelo aluno, assim como para aumentar os desafios e crescente evolução dos mesmos.

Exercício físico orientado para a manutenção e melhoria da flexibilidade. Com o stretching consegue um autêntico bem-estar mental e corporal. Através de exercícios combinados com a respiração e consciência corporal, aumenta a mobilidade, flexibilidade, reduz a fadiga e fortalece os músculos. Com a sua prática conseguirá ainda prevenir lesões musculares e tendinosas devido aos seus exercícios suaves e lentos.

Mesmo quem apresenta algum problema específico pode fazer stretching, embora com menos intensidade. Quando feitos de maneira adequada, os alongamentos trazem os seguintes benefícios: reduzem as tensões musculares; relaxam o corpo; proporcionam maior consciência corporal; deixam os movimentos mais soltos e leves; previnem lesões; preparam o corpo para atividades físicas e ativam a circulação.

LATI Kids

O Ballet é um estilo de dança artística clássica, caracterizado por movimentos graciosos, saltos e piruetas, que promove o desenvolvimento físico e psicológico da criança. Traz benefícios ao nível da correcção de posturas, coordenação motora, desenvolvimento do raciocínio, e estimula a atenção/concentração. Estão disponíveis as aulas Baby Ballet (dos 3 aos 5 anos), Ballet Inicial (a partir dos 6 anos). Existem depois os níveis Intermédio e Avançado e ainda o PBT (Ballet Técnico), que permite a alunos de diferentes níveis técnicos, a partir dos 7 anos, trabalhar e aprofundar o conhecimento do ballet.

Modalidade para crianças entre os 3 e os 5 anos, cujo objetivo passa por introduzir a criança no mundo da dança, através de movimentos e de jogos que lhe permitem ganhar consciência do seu corpo e do espaço em que se move. É trabalhada a coordenação e a concentração, fomentando simultaneamente a criatividade e a desinibição. Desenvolve na criança a capacidade de se expressar e de interpretar emoções, através do trabalho individual e de grupo.

Grupo de danças urbanas, com o objetivo de demonstrar e divulgar esta modalidade entre os mais jovens, nos quais fomenta a prática de exercício físico de uma forma divertida, ao mesmo tempo que aumenta a energia, confiança, atitude e bem-estar, trabalhando a vertente social e educacional, através da cultura do HipHop. Os grupos encontram-se divididos por faixas etárias.

Aula de Grupo de cariz lúdico, destinada a crianças (dos 6 aos 13 anos), com o objetivo de incentivar a prática de exercício físico, promovendo um crescimento e desenvolvimento saudável a nível muscular, pulmonar, cardíaco, vascular, com benefícios na postura e autoestima. A aula terá uma metodologia de treino por estações e serão realizados exercícios adaptados a crianças de componente cardiorrespiratória, flexibilidade, força muscular, agilidade e coordenação.

Artes Marciais

O Taekwondo é uma arte marcial de defesa pessoal, de origem coreana, recentemente adaptada também a desporto de combate. Não há barreiras de idade ou sexo para a sua prática. O Taekwondo oferece uma série de benefícios à saúde mental e física; actua como um todo nos sistemas cardio-vascular e locomotor do indivíduo, desenvolvendo coordenação, equilíbrio, força muscular, etc.

O boxe é um desporto de combate, no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa, quanto para o ataque. Esta modalidade acarreta diversos benefícios: aumenta a coordenação motora, a concentração e os reflexos, elimina o stress, promove a saúde cardiovascular, aumenta a força e a massa muscular, melhora a postura e a auto-estima.

LATI Fisio

Tratamento manual onde um fisioterapeuta manipula os músculos e outros tecidos moles. Ajuda a reduzir a tensão e a alongar os músculos, aliviando o stress. Em caso de lesão, aumenta o fluxo sanguíneo ajudando o músculo a recuperar adequadamente. Quebra aderências e alonga os músculos, ajudando assim a restaurar a amplitude do movimento. Ajuda a diminuir a dor em muitas condições, incluindo a dor lombar.

Método por meio de bandas adesivas, que pretende auxiliar o tratamento de lesões traumáticas de nervos e músculos. Estas bandas têm como principais funções dar suporte muscular, ajudar na drenagem vascular e linfática, promovendo a regeneração do tecido.

Consiste na prevenção e diagnóstico de lesões e no tratamento de situações patológicas relacionadas com a prática desportiva.

Drenagem linfática é uma técnica de terapia corporal, que auxilia, otimiza e facilita a circulação da linfa e a expulsão desta, junto com microorganismos e substâncias não necessárias ao corpo.

A acupuntura é uma técnica terapêutica que consiste na aplicação de agulhas em locais específicos do organismo com o objetivo principal de controlo da dor. É uma técnica milenar desenvolvida na China há mais de 3000 anos, que tem, entre outras, uma eficácia conhecida nas seguintes patologias: cefaleias, enxaquecas, dores na coluna (cervicalgia, dorsalgia, lombalgia, lombociatalgia), dores nos ombros, cotovelos, ancas, joelhos, calcanhares, tendinites, tendinopatias, contraturas musculares, artroses, sequelas de traumatismo e/ou entorse, estado pós-cirúrgico e síndrome do túnel cárpico.

Nutrição

Diabetes, hipertensão, perda de peso, nutrição na gravidez, aumento da massa muscular, educação alimentar para a família.