Quem Somos
A LATI – Liga dos Amigos da Terceira Idade é uma Instituição de Solidariedade Social e de Utilidade Pública, com sede em Setúbal, fundada em 1979. Sendo uma das maiores e mais modernas Instituições do país, desenvolve a sua actividade na Área da Acção Social, prestando apoio prioritariamente aos mais carenciados, através de diversas valências.

Os Nossos Valores
VALORES DE INSTITUIÇÃO
SOLIDARIEDADE – Comunhão de atitudes e sentimentos em prol dos outros.
RESPEITO – Estima e consideração pelos outros assim como a salvaguarda pela reserva da vida privada.
ÉTICA – Verticalidade e respeito pelos outros.
IGUALDADE– Tratamento equitativo de géneros, classes sociais, etnias, religião e nacionalidade.
HUMANISMO – Respeito pela dignidade do ser humano.

Historial
- 1974 – Nasce o embrião da Liga dos Amigos da Terceira Idade, por iniciativa de um grupo de mulheres do bairro Humberto Delgado. A actividade desenvolvida na altura era o que hoje se designa por Apoio Domiciliário, solicitando bens de primeira necessidade a quem tinha, para dar a quem necessitava, sobretudo alimentação e vestuário, e ajudando na higiene pessoal e da habitação dos idosos.
 - 1975 – A LATI passa a prestar apoio a 30 crianças em idade escolar, no A.T.L. do bairro Humberto Delgado, num pavilhão pré-fabricado em placas de betão, em terreno cedido pela Câmara Municipal de Setúbal, e por falta de reconhecimento legal, começa a funcionar com o apoio jurídico da Junta de Freguesia de S. Sebastião.
 - 1979 – Em 22 de Março, a Liga dos Amigos da Terceira Idade, constitui-se oficial e juridicamente, passando a ser reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social e de Utilidade Pública.
 - 1980 – A Câmara Municipal de Setúbal cede à LATI um pavilhão pré-fabricado em madeira, onde começa a funcionar o Apoio a Idosos, Centro de Dia e Apoio Domiciliário, sendo inaugurado em 1982.
 - 1991 – É inaugurado o Jardim de Infância e A.T.L. “O Palhacinho”, numas instalações cedidas pela Cooperativa de Habitação “Bem-vinda a Liberdade” do Faralhão (localidade semi-rural a 8 km de Setúbal e até aí completamente desprovida de equipamentos sociais), iniciando a sua actividade pedagógica em Setembro desse ano.
 - 1995 – Parcialmente financiado pelo PIDDAC, surgiu o Projecto Centro Comunitário du Bocage, que teve como objectivo criar um centro integrado, onde se concentrassem todas as valéncias da Instituição, de modo a melhor corresponder às necessidades sentidas pelas crianças, jovens, idosos e comunidade. O primeiro passo foi a construção de um novo A.T.L., de forma a colmatar as deficientes instalações em que funcionava o então A.T.L. do Bairro Humberto Delgado.
 - 1997 – Cerca de dois anos após o início das obras, o A.T.L. Balão Mágico abre as suas portas.
 - 1998 – Com financiamento do Programa Comunitário FEDER – Subprograma Renovação Urbana inicia-se a construção da 2ª fase do Centro Comunitário du Bocage – Área de Crianças e Jovens.
 - 1999 – Parcialmente financiada pelo Programa do Ministério do Trabalho e da Solidariedade PILAR – Idosos em Lar, inicia-se a construção da 3ª fase do Centro Comunitário du Bocage – Área de Idosos e Saúde. Foi também neste ano que começaram a funcionar as valências de Creche e Jardim de Infância.
 - 2000 – Início da actividade do Complexo Desportivo do Centro Comunitário du Bocage.
 - 2001 – Arranque da Área de Jovens.
 - 2006 – Inauguração da Área de Idosos e Saúde, para a qual foram transferidas as valências de Lar, Centro de Dia e Apoio Domiciliário. Além do financiamento do Programa Saúde XXI, este projecto contou com o apoio da Fundação Gulbenkian, Fundação Oriente e Fundação Johnson&Johnson para a aquisição de equipamento e da Câmara Municipal de Setúbal para os arranjos exteriores.
 - 2008 – Inaugurou em Fevereiro a sua Unidade de Cuidados Integrados – Média Duração e Reabilitação, passando assim a integrar a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, sendo esta a primeira Unidade a abrir no Distrito de Setúbal.
 - 2009 – Inauguração em Fevereiro de uma Loja Social, a primeira do Distrito, mais um projecto destinado a ajudar os desfavorecidos. Com o objectivo de receber para dar, a loja, chamada “M.M. – Moda à Medida”, passa a funcionar junto ao Gabinete do Rendimento Social de Inserção, colocando gratuitamente ao dispor dos mais carenciados roupa, brinquedos e artigos para o lar.
 - 2023 – Encerramento das instalações do Jardim de Infância e C.A.T.L. “O Palhacinho” no Faralhão,e integração do mesmo na Área de Crianças do Centro Comunitário du Bocage.
 
A Nossa Missão
Contribuir para a melhoria da qualidade de vida e bem estar das pessoas, concedendo bens e prestando serviços, através das diversas respostas, promovendo a inclusão e privilegiando as mais carenciadas.

A Nossa Visão
Assegurar a sustentabilidade dos serviços prestados, mantendo uma abordagem dinâmica, criando novas respostas em função das necessidades emergentes.
Política de Qualidade
A política da nossa instituição é proporcionar serviços de qualidade nas diversas respostas sociais, melhorando a qualidade de vida dos clientes. A instituição tem como compromisso a melhoria contínua dos serviços prestados, através do controlo de processos, envolvimento dos colaboradores e compromisso da direcção.
A LATI em Números
- 608 utentes na Área de Idosos, Crianças e Jovens
 - 800 Utilizadores de ginásios, piscinas e escola de música
 - 220 famílias apoiadas através do Rendimento Social de Inserção
 - 24 utentes na Unidade de Cuidados Continuados Integrados – Média Duração e Reabilitação.
 - Capacidade para 80 utentes externos na unidade de Medicina Física e Reabilitação
 - 154 trabalhadores
 - 90 prestações de serviços (técnicos de motricidade, terapeutas, médicos e enfermeiros)
 - 4 Edifícios
 
Parcerias
- Centro Distrital de Segurança Social de Setúbal (CDSSS)
 - Direcção Regional da Educação de Lisboa e Vale do Tejo (DREL)
 - Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT)
 - Centro Hospitalar de Setúbal, E.P.E.
 - Câmara Municipal de Setúbal
 - Junta de Freguesia de S. Sebastião
 - União das Freguesias de Setúbal
 - Junta de Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra
 - Junta de Freguesia de Azeitão
 - Junta de Freguesia do Sado
 - Cooperativa de Habitação “Bem Vinda a Liberdade”
 - Instituto do Emprego e Formação Profissional
 - Instituto de Reinserção Social
 - Instituto Politécnico de Setúbal
 - Escola Superior de Educação de Setúbal
 - Escola Superior de Tecnologia de Setúbal
 - Escola Superior de Saúde de Setúbal
 - Escola Superior de Ciências Empresariais
 - Universidade Técnica de Lisboa
 - Instituto Superior Técnico
 - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
 - Instituto Superior Jean Piaget
 - Escola Profissional Bento Jesus Caraça
 - Agrupamento Vertical de Escolas Luísa Todi
 - Escola Secundária D. João II
 - Escola Secundária D. Manuel Martins
 - Escola Secundária Lima de Freitas
 - Escola Secundária de Palmela
 - Fundação Escola Profissional de Setúbal
 - Escola Profissional de Mértola
 - Escola Profissional Cristóvão Colombo
 - Grupo Envelheseres
 - Santa Casa da Misericórdia de Setúbal
 - Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM)
 - Centro de Apoio Social e Cultural Unidade Zambujalense (CASCUZ)
 - Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco
 - Programa POAPMC – Portugal 2020
 - Centro de Saúde de S. Sebastião
 - Unidade de Missão de Cuidados Continuados Integrados
 - Cooperativa de Habitação das Manteigadas
 - S.E.C.I.L.
 
