Os novos projetos da Área de Jovens da LATI

A resposta social CATL-Jovens, da LATI, dirige-se a pré-adolescentes e adolescentes a partir do 5º ano de escolaridade até ao 12º ano, e pretende proporcionar uma ocupação saudável dos tempos que a escola deixa livres.

No ano letivo 2017-2018, temos 120 adolescentes a frequentarem o CATL-Jovens, distribuídos entre o 5º e o 11º ano de escolaridade, e que frequentam as escolas Luisa Todi, D.João II, Sebastião da Gama, Escola Secundária du Bocage e Escola 2+3 do Bocage, em Setúbal.

De 2ª a 6ª F, entre as 7:30 e as 19:00, temos uma equipa multidisciplinar que acompanha os vários serviços disponíveis no CATL Jovens nomeadamente, as refeições (pequeno-almoço, almoço e lanche) as atividades pedagógicas e de animação, o apoio escolar, os clubes e as atividades de férias escolares.

Todos os anos é elaborado um projeto pedagógico e de animação que serve de suporte á intervenção realizada e que assenta nas premissas da animação sociocultural. Os jovens são auscultados no sentido de perceber quais os centros interesse e expetativas e com base nessa auscultação este ano letivo temos o projeto “A volta ao mundo” onde todos os meses conhecemos um país, seus hábitos, costumes e tradições. Além disso, intervimos na promoção de estilos de vida saudáveis e de autoestima, bem como o desenvolvimento de competências como a auto-confiança, criatividade, responsabilização e hábitos de estudo. No fundo o que se pretende é dar condições e estímulos para que a população juvenil possa desenvolver as suas próprias iniciativas, de uma forma participada e integrada, desempenhando um papel fundamental na transformação social.

Para complementar esta intervenção temos um projeto de um parque aventura, parado há alguns anos por falta de financiamento. Este projeto aventura seria constituído por atividades de risco controlado com base no Arborismo, ou seja em actividades constituidas por “caminhos aéreos” criados nas árvores ou em troncos montados para o efeito, através de sistemas de plataformas suspensas, redes, cabos de aço e cordas. Pedagogicamente este tipo de atividades aumenta a autoestima, a capacidade de concentração, o auto-controle e a superação de medos. O espaço existente na LATI é adequado à contrução de dois circuitos distintos de Arborismo Artificial, para utilizadores até 1,50m e com mais 1,50 m de altura, com cerca de 30 jogos suspensos.

Pretende-se que este espaço de atividades de risco controlado seja um espaço de realização de toda a comunidade, onde se exercitem os valores de cidadania, designadamente de liberdade, de solidariedade, de abertura à inovação, de tolerância, de responsabilidade, de trabalho, de respeito pelo ambiente, pelos outros e pelas suas diferenças.