LATI colabora em mais um estudo da Faculdade de Motricidade Humana

Mais uma vez, a LATI colaborou com a Faculdade de Motricidade Humana num estudo sobre a actividade física da população. Em 2007 foi realizado o primeiro Observatório Nacional da Atividade Física e do Desporto que caracterizou, pela primeira vez, os níveis de atividade e aptidão física dos portugueses. O segundo Observatório Nacional da Atividade Física e do Desporto tem como objetivos, não só realizar uma caracterização dos níveis de comportamento sedentário, atividade e aptidão física da população portuguesa, mas também operacionalizar estes resultados em medidas políticas com vista a melhoria destes indicadores, com impacto na saúde e bem-estar da população. A Universidade de Lisboa – representada pela Faculdade de Motricidade Humana, é uma das 4 Universidades portuguesas responsáveis por esta nova caracterização.

Em Julho, a LATI participou no estudo que avaliou o grau de actividade física da população com mais de 65 anos em Portugal. Desta feita, mais uma vez, a LATI foi a Instituição de referência para o concelho de Setúbal e neste novo estudo participaram 25 pessoas entre os 20 e os 63 anos de idade, 4 homens e 21 mulheres, com profissões diferenciadas. A avaliação inicial com os técnicos decorreu no dia 3 de dezembro e prolongou-se por uma semana o período de registos.

O atual Observatório Nacional da Atividade Física e do Desporto utilizou as mesmas metodologias utilizadas em 2007 para avaliar a atividade física o comportamento sedentário e a aptidão física. Assim, a atividade física e o comportamento sedentário são avaliados de forma objetiva, recorrendo a acelerometria, e subjetiva através da aplicação de questionários. Foram também recolhidas medidas antropométricas e realizados testes de aptidão física específicos para cada faixa etária.

Após o processo de avaliação, foi disponibilizado a cada participante o respetivo relatório individual sobre os resultados obtidos nos diversos parâmetros avaliados e à instituição de acolhimento um relatório institucional da população avaliada.