Jovens da LATI elaboram exposição sobre lixo nos oceanos

No dia 5 de Junho de 2019, o CATL Jovens da LATI concluiu o ano lectivo do Projecto Eco-Escolas, com a inauguração da exposição “Mar ou Plástico”, composta por trabalhos realizados pelos jovens durante o ano lectivo 2018/2019 e uma retrospectiva fotográfica do que foi realizado durante o ano. Esta exposição, que tem como objetivo a sensibilização para a problemática do lixo, particularmente do plástico, nos oceanos e no Estuário do Sado. estará patente até 31 de julho, na Área de Jovens (CATL).

Na inauguração estiveram presentes o Presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião e a secretária do executivo, Ana Bordeira, a representante da Eco-Escolas no Município, Rute Vieira, uma representante das mães dos jovens, que também fazem parte do Projecto, e os 3 Directores das Diversas Áreas da LATI.

Após a inauguração da mostra, pela diretora da área de crianças e jovens da LATI, Maria de Jesus Gonçalves, algumas crianças entre os 10 e os 13 anos de idade, guiaram os convidados através da exposição.

Iniciando a visita no fundo do oceano, onde as ondas são feitas de garrafas de plástico, material que de acordo com as crianças, “representa 70 a 95 por cento do lixo no mar”, os visitantes são guiados por um corredor onde se demonstra a importância do oceano para as atividades económicas, para a produção de oxigénio, para a biodiversidade, etc.

O lixo marinho, que ameaça a vida dos oceanos, tem destaque na exposição, onde são indicadas as diversas formas como os resíduos chegam ao mar, como por exemplo quando os descartamos pela sanita; assim como estatísticas indicativas do tempo de decomposição de diversos materiais no mar. Formas de prevenir a poluição e a importância das pradarias marinhas no estuário do Sado, são outros dos destaques da exposição, composta por cartazes, fotografias, esculturas feitas com materiais reciclados, entre outros trabalhos elaborados por todos os jovens da valência da LATI.

Além de elogiar o projeto e reiterar o apoio da Junta de Freguesia, o presidente da JFSS, acompanhado pela secretária do executivo, Ana Bordeira, membro do Conselho Eco-Escolas da LATI, ofereceu 180 garrafas de plástico reutilizável à instituição.

https://www.jfss.pt/atividades/educacao/934-jovens-da-lati-elaboram-exposicao-sobre-lixo-nos-oceanos