Sapato Gigante Evoca Dia Da Mulher Na Lati

No passado dia 8 de Março de 2009, celebrou-se o Dia Internacional da Mulher, um dia que pretende ser uma tomada de consciência para o papel e o valor da mulher na sociedade, contestando preconceitos e limitações que lhe têm vindo a ser impostos.

A LATI não poderia deixar passar em branco esta data, principalmente tendo em conta que a grande maioria das trabalhadoras e utentes são do sexo feminino. Para assinalar este dia, a Instituição colocou em exposição no átrio da Área de Idosos e Saúde do Centro Comunitário du Bocage, um sapato de salto alto com 1,5 m de altura, forrado com fotografias de rostos de mulheres, alguns deles anónimos, outros mais emblemáticos. A escolha deste acessório, tal como se pode ler no texto explicativo que acompanha o sapato, prende-se com a sua derivação do pedestal, simbolo de importância e superioridade que, nas tribos primitivas, era utilizado para, simbolicamente, elevar a mulher.

Este sapato estará em exposição durante toda a semana, acompanhado de folhetos, onde se podem consultar dados estatísticos relativos à prática de violência sobre mulheres, fornecidos pela APAV – Associação de Apoio à Vítima e onde podemos conhecer a história de como surgiu o Dia Internacional da Mulher, uma história que contém também ela um fundo violento. Mas como não é de violência que este dia trata, no âmbito das comemorações houve também, no domingo, a já tradicional distribuição de flores às mulheres da LATI.

Adicionar comentário

Deixar uma resposta