LATI comemora Mês do Idoso

No mês de Outubro a LATI vai comemorar o Mês do Idoso com várias actividades durante todo o mês. De 3 a 14 de Outubro vai estar no Átrio da Área de Idosos da Instituição uma exposição intitulada “EMOÇÕES”.  Esta exposição, que esteve patente ao público na Galeria Atelier Arte Pólvora d´Cruz, no passado mês de julho, surge como resultado do trabalho realizado por jovens e idosos – utentes da LATI, ao longo do ano letivo 2015/16, no atelier de pintura integrado no projeto Clube das Artes. O tema proposto: As Emoções, permitiu que cada um trabalhasse de forma muito intuitiva e intimista, dando corpo, através da cor, forma e textura, a conceitos abstratos que espelham o mundo interno das vivências, experiências emocionais e aspirações. Dar cor e corpo ao sentimento revelou-se uma experiência única, pois possibilitou o uso de uma expressão não verbal, a linguagem das imagens, para transmitir ideias, conceitos e emoções que, na sua complexidade de natureza abstrata, se tornam, por vezes, difíceis de traduzir. Vinte e cinco propostas cheias de emoção que esperamos que aprecie!

No dia 4 de Outubro, pelas 13h00, a festa continuou no Salão Multiusos com um almoço convívio, “Comendo e Bailando”, com baile e um espetáculo musical a cargo do cantor Quim Gouveia.

No dia 7 de Outubro às 10h30, os nossos utentes visitaram o Convento de Jesus, um dos grandiosos monumentos da cidade de Setúbal.

Na Sala de Convívio da Área de Idosos, às 14h30, no dia 10 de outubro foi realizada uma Sessão de Yoga do Riso, já que rir é o melhor remédio. Esta é uma iniciativa da Junta de Freguesia de S. Sebastião, que tem visitado várias instituições do Concelho. No dia seguinte, à mesma hora, foi realizado o Baile da Luz, no Grupo Desportivo “O Independente”.

No dia 11, foi realizada mais uma visita cultural, desta vez ao Moinho da Maré da Mourisca.

No dia 13, os nossos idosos vão proceder ao visionamento do filme “O Meu Nome é Alice”, na Sala da Televisão, às 14h30m.

No dia 14, das 10h às 12h foi realizado um Campeonato de Bingo, simultâneamente nas várias salas do Centro de Dia, com a participação do CATL Crianças.

Uma nova semana de actividades começou no dia 18, com um passeio à Via Sacra, em Fátima. No dia seguinte celebrou-se a Missa do idoso na Capela Nossa Senhora de Fátima e um dia depois foi a vez do Campeonato de Dominó, na Sala de Convívio, a partir das 14h30m.

A semana terminou com a peça de teatro “Sr. Alzheimer”, que foi representada no dia 21 de Outubro, por volta das 15 horas, na Cooperativa de Habitação Bem-Vinda a Liberdade, no Faralhão, para os meninos do J.I. e C.A.T.L. ’”O Palhacinho” , e para a qual foram convidadas as Escolas EB1/J.I. do Faralhão e EB1 nº 2 do Faralhão.

No dia 26 de outubro, também pelas 15 horas, no Fórum Municipal Luísa Todi, decorreu o IV encontro de coros.  No dia 28 outubro foi realizado um Convívio Intergeracional, em que todas as respostas sociais da Área de Crianças e Jovens participaram: o C.A.T.L. jovens com anedotas, mímica e danças, o C.A.T.L. Crianças e o Jardim de Infância com música e danças e a Creche com a distribuição de bolachinhas, abraços e beijinhos

O último dia de actividades foi marcado pela Tarde de Fados que decorreu na Sala de Convívio pelas 14h30m.

Adicionar comentário

Deixar uma resposta