Iniciativa: “a Arte é De Todos E Para Todos”

Durante o final do mês de Novembro e início de Dezembro, a Sala de Expressão Plástica, está a realizar ateliers experimentais para crianças, jovens e idosos, onde serão facilitados conhecimentos de algumas técnicas artísticas.
Esta iniciativa é uma forma de sensibilizar para as artes e criatividade, sendo que a educação pela arte contribui para a aproximação à singularidade bem como para a compreensão do mundo envolvente.
Durante este período, são oferecidos três ateliers: dois de artes plásticas denominados “Afinal o que é a arte?” e “O que aconteceu ao Amadeu?” e um de artes expressivas denominado “ Eu habito uma tela!”. Com estes ateliers pretende-se desenvolver a capacidade de representação e de expressão através do desenho, pintura, artes performativas, proporcionando aos participantes um espaço lúdico de ensino artístico e de libertação das emoções.
O Atelier “Afinal o que é a arte?” introduz ao pensamento artístico contemporâneo através de um jogo didáctico e de exercícios de desenho e pintura, deixando em aberto questões como: “O que é a arte?” “Quando há arte?” e “Quem decide o que é a arte?”.
O atelier “O que aconteceu aos quadros do Amadeu?” dá a conhecer aos participantes, o pintor português Amadeu de Sousa Cardoso, com uma breve animação introdutória, onde as crianças tomam contacto com as personagens: Pompeu, Tadeu, Amadeu e Jeremias. Pompeu e Tadeu são dois pintores muito amigos de Amadeu que por acaso desapareceu…No final quem resolve o mistério de Amadeu e dos seus quadros é o duende Jeremias.
O atelier “ Eu habito uma tela!” que é realizado com base no trabalho da artista portuguesa Helena Almeida, onde os participantes são incentivados a compreenderem o conceito de objecto artístico na actualidade, através de exercícios expressivos nomeadamente na área das artes dramáticas e artes plásticas.
Todos os ateliers são orientados pelas técnicas Iva Póvoas e Mónica Silva, têm uma duração aproximada de 45 minutos a uma hora e são realizados na Sala de Expressão Plástica e também noutras valências da L.A.T.I.

 

Adicionar comentário

Deixar uma resposta