Dia Internacional da Mulher

A mulher, ao longo da história foi muitas vezes ignorada na sua dignidade e nos seus direitos, marginalizada e reduzida à escravidão. O tema da libertação das mulheres tem uma mensagem actual permanente, enfatizada neste dia, que pretende ser uma tomada de consciência para o papel e o valor da mulher na sociedade, contestando os preconceitos e limitações que lhe têm vindo a ser impostos.

Para comemorar esta data. toda a Instituição foi decorada a rigor para evocar a data. Para assinalar este dia, a foi colocado em exposição no átrio da Área de Idosos e Saúde do Centro Comunitário du Bocage, um móbile escultórico enfeitado com borboletas, que vai permanecer durante uma semana. Na simbologia “borboleta” significa: transformação, delicadeza, alma, libertação, sensualidade. No Japão, a borboleta é o símbolo da Mulher, da sua graça e ligeireza. A borboleta surge aqui, não só como um símbolo de delicadeza e feminilidade, mas também como símbolo de libertação, transformação; o deixar o casulo e voar simboliza a realização das aspirações da mulher à igualdade de direitos, pela qual lutaram acerrimamente durante anos. Vai também haver na Área de Crianças e Jovens, uma exposição de trabalhos em que os mais novos apresentam o seu ponto de vista sobre as mulheres e sobre este dia.

No dia 8 de Março de 2010, as meninas da Área de Crianças vão envergar asas de borboleta e executar uma coreografia junto do móbile. A instituição vai também poporcionar às utentes e funcionárias aulas de Zumba Fitness e Pilates. A já habitual distribuição de flores vai este ano ser substituída pela oferta de pequenas borboletas para colocar na lapela.

 

Adicionar comentário

Deixar uma resposta