Conferência Prevenir a Indignidade da Violência em Idosos

22a

No dia 26 de Novembro de 2010 vai ter lugar a Conferência PREVENIR A INDIGNIDADE DA VIOLÊNCIA EM IDOSOS, a 1ª Parte do Ciclo de Conferências VIOLÊNCIA E TERCEIRA IDADE, uma organização do Coordenador Distrital de Évora do CEJ – MP, em associação com a Coordenadora Distrital de Lisboa do CEJ – MP, Dra. Dulce Maria Pereira Costa Marta – Procuradora Adjunta – MP, Setúbal e a LATI – Liga de Amigos da Terceira Idade.

A conferência vai ser realizada no Salão Multiusos do Centro Comunitário du Bocage e destina-se a 25 Auditores de Justiça do XXVIII CN, 24 Procuradores-Adjuntos em regime de estágio do XXVII CN e 27 Auditores de Justiça do I Curso Especial do MP.

PROGRAMA:

10h00 – Recepção dos participantes

10h15 – Apresentação: Dra. Dulce Maria Pereira Costa Marta – Procuradora Adjunta e Dr. José António Ferreira Espada Niza – Procurador da República, Director Adjunto do Centro de Estudos Judiciários

10h30 – Moderadora: Dra. Dulce Maria Pereira Costa Marta, Procuradora Adjunta

Dra. Fátima Rodrigues, Directora Técnica da Área de Idosos e Saúde da LATI “MAUS TRATOS AOS IDOSOS: CONCEPTUALIZAÇÃO E INTERVENÇÃO SOCIAL”

11h00 – Enfermeira Maria Júlia Matos, Coordenadora da Unidade de Cuidados Continuados na Comunidade do Seixal “PROTEGER O IDOSO AJUDANDO QUEM CUIDA”

11h30 – Pausa

11h45 – Major João Nortadas, Chefe da Secção de Investigação Criminal do Comando Territorial da GNR de Setúbal “VIOLÊNCIA E 3ª IDADE: PROJECTO IAVE/GNR”

12h15 – Subcomissária Maria da Luz André Silva, Adjunta da Divisão Policial de Setúbal da PSP “O IDOSO EM SEGURANÇA”

14h30 – Moderadora: Dra. Olga Caleira Coelho – Procuradora da República, Coordenadora Distrital de Lisboa – MP
Dra. Conceição Loureiro, em representação da Autarquia de Setúbal “INTERVENÇÃO COM A POPULAÇÃO SÉNIOR – ACÇÃO MUNICIPAL”

15h15 – Dra. Maria João Almeida – Departamento de Desenvolvimento Social do ISS, I.P. “HORIZONTES DE MUDANÇA NA VIOLÊNCIA ÀS PESSOAS IDOSAS”

Intervenção complementada pela Dra. Fátima Lopes – Directora do Centro Distrital da Segurança Social de Setúbal

16h00 – Encerramento: Dr. José Paulo Ribeiro de Albuquerque – Procurador da República, Coordenador Distrital de Évora – MP e Dr. José António Ferreira Espada Niza Procurador da República, Director Adjunto do Centro de Estudos Judiciários

 

 

Adicionar comentário

Deixar uma resposta