Complexo Desportivo

O Complexo Desportivo da LATI conta com cerca de 2000 utilizadores, dos 4 meses aos 90 anos de idade, entre os quais os utentes da LATI, utentes de outras instituições, alunos de diversas escolas do concelho e pessoas da comunidade em geral, ajudando com a sua comparticipação a Instituição a ajudar os mais carenciados.
Com instalações cuidadas, equipadas com aparelhos e técnicas inovadoras, coloca ao dispôr dos utentes um vastíssimo rol de actividades, devidamente acompanhadas por profissionais formados e especializados, que prestam o acompanhamento necessário que cada utente necessita para alcançar os seus objectivos.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
2ª-6ª feira: 08h00 – 22h00
Sábado: 09h00 – 13h00
Domingo: 09h00 – 13h00

Piscina

Atividades aquáticas destinadas à faixa etária dos 6 meses aos 3 anos, que consistem na adaptação do bebé ao meio aquático, orientada por um professor e acompanhada por um dos pais. Estimula os domínios psicomotores, afectivos e cognitivos, melhora a coordenação, o equilíbrio, a força muscular e  o aparelho cardio–respiratório e ao mesmo tempo permite aos bebés relaxar, ganhar apetite e dormir melhor.

Aprendizagem dos vários estilos de natação (Crawl, Costas, Bruços, Mariposa), adaptada às várias idades. A natação é considerada o exercício mais completo que se pode praticar, com benefícios a vários níveis, em termos de resistência, força, elasticidade e até psicológico, sendo uma atividade extremamente relaxante. As aulas estão divididas por idades, começando aos 4 anos com Adaptação ao Meio Aquático, que consiste em atividades de descoberta que pretendem familiarizar a criança com a água antes de passar ao ensino das técnicas específicas de natação. As aulas de Natação, quer para as crianças (6-12 anos), quer para os adultos (+13 anos), dividem-se em aprendizagem e aperfeiçoamento.

Cada vez mais profissionais defendem a intervenção na água como uma excelente forma de desenvolvimento físico, emocional e social, em pessoas portadoras de deficiência, com perturbações de desenvolvimento ou incapacidades temporárias, uma vez que o meio aquático permite a realização de movimentos que não são possíveis em meio terrestre, devido às mais diversas patologias, conduzindo ao bem-estar do indivíduo.

Permite usufruir dos benefícios da natação, em horário livre, sem professor.

A hidroginástica é uma actividade através da qual é possível adquirir uma boa condição física, com a melhoria das capacidades de coordenação, resistência e flexibilidade e melhorar, no geral, a nossa forma.

A Hidroterapia baseia-se na utilização da água como meio terapêutico, sendo indicada em diversas patologias. Realiza-se numa piscina preparada especificamente para esse fim, com um profissional especializado na área, um fisioterapeuta. Tem como principais benefícios: alívio da dor, fortalecimento muscular, diminuição da tensão muscular, aumento do equilíbio, aumento da auto-confiança, melhor consciencialização corporal, aumento da mobilidade articular, aumento da capacidade respiratória, aumento da circulação periférica.

Aulas de Grupo

Treino funcional realizado em circuito, onde o instrutor propõe uma sequência de exercícios, que podem ser realizados apenas com o peso do corpo ou com o apoio de TRX, cones, elásticos, pesos, corda, fitball, plataforma instável, etc. Trabalha força, equilíbrio, flexibilidade, condição física, resistência e agilidade. 

É um treino intervalado baseado nos movimentos do corpo humano: saltar, correr, empurrar, puxar, sentar e rodar. Trabalha força, equilíbrio, flexibilidade, condição física, resistência e agilidade. Numa fase inicial o trabalho é realizado apenas com o peso do corpo. Numa segunda fase, passa a ser feito com o apoio de TRX, cones, elásticos, pesos, corda, fitball, plataforma instável.

Aula de exercícios localizados que incide especificamente nos glúteos, visando o aumento da sua tonicidade e firmeza. É uma actividade de grupo, orientada por uma professora, em que se realizam movimentos em sincronia com a música.

Actividade de grupo acompanhada por um professor, que tem como objectivo o desenvolvimento da força, tónus, flexibilidade e resistência musculares, através de exercícios localizados para os diversos grupos de músculos, visando a melhoria da resistência geral, coordenação motora, ritmo, equilíbrio, força e flexibilidade.

Aula de ciclismo feita em grupo, praticada inteiramente com a ajuda de uma bicicleta ergométrica, desenhada especialmente para a modalidade, que permite facilmente ajustar a resistência ao nível de treino de cada pessoa. Esta modalidade proporciona um elevado gasto calórico, fortalecendo a musculatura dos membros inferiores e ganhando uma óptima melhoria cardiovascular.

É um exercício cardiovascular que combina passos de dança com movimentos de tonificação muscular. Baseia-se em ritmos latinos, salsa, cumbia, merengue, samba, reggaeton, belly dancing, flamengo, calipso, entre outros, que transmitem a energia e paixão necessárias para fazer de uma sessão de Zumba o elemento ideal para melhorar a condição física a todos os níveis.

Djembel é uma modalidade com movimentos das danças afro, que fazem naturalmente trabalhar todos os músculos do corpo humano, as articulações, assim como o cardio; espírito, alma, atitude e mente.

Actividade de grupo para dançar, sem par, diversas danças de origem latina (salsa, merengue, bachata). Uma forma divertida de praticar exercício e coordenação.

O Ballet é um estilo de dança artística clássica, caracterizado por movimentos graciosos, saltos e piruetas, que promove o desenvolvimento físico e psicológico da criança. Traz benefícios ao nível da correcção de posturas, coordenação motora, desenvolvimento do raciocínio, e estimula a atenção/concentração. Esta aula destina-se a crianças entre os 3 e os 9 anos.

Modalidade para crianças, que ajuda a desenvolver os movimentos do corpo inteiro, através de brincadeiras de passos, palmas, braços, rodas e saltos, gestos que coordenam a disciplina com uma boa dose de improvisação. Socialmente e em termos emocionais, a dança ajuda as crianças a desinibirem-se, a vencerem a timidez e a aprenderem a aceitar e superar os seus próprios erros. Em termos físicos incrementa o sentido de ritmo, o ouvido, os reflexos, a elasticidade, a capacidade de coordenação e o relaxamento.

Artes Marciais

O Taekwondo é uma arte marcial de defesa pessoal, de origem coreana, recentemente adaptada também a desporto de combate. Não há barreiras de idade ou sexo para a sua prática. O Taekwondo oferece uma série de benefícios à saúde mental e física; actua como um todo nos sistemas cardio-vascular e locomotor do indivíduo, desenvolvendo coordenação, equilíbrio, força muscular, etc.

A Capoeira é uma modalidade que mistura arte marcial, desporto, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil, principalmente por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, que trabalham todos os segmentos corporais. Pode adequar-se a vários públicos e faixas etárias, ajuda a liberar o stress, estimula o condicionamento cardiovascular e músculo-esquelético, promove maior flexibilidade e coordenação, estimula a velocidade e a autoconfiança.

Body and Mind

Método de condicionamento físico e mental que visa desenvolver a força funcional, flexibilidade, resistência, e controlo motor do corpo, proporcionando um bom equilíbrio, alinhamento e postura corporal. Método de treino centenário, onde através do aumento da consciência corporal e do controle da respiração se procura melhorar a flexibilidade, o equilíbrio, a mobilidade articular e a força muscular.

Ginásio

Realização de exercícios aeróbios (passadeira, bicicleta estática, remo, step, elíptica) tendo como objectivo o desenvolvimento cardiovascular e perda de massa gorda. Adequado a todas as idades e condições físicas.

Realização de exercícios em máquinas de resistência variável consoante o objectivo do aluno em termos de desenvolvimento da massa muscular. Trabalho de baixa complexidade com resultados rápidos. Recomendado para qualquer pessoa independentemente do seu nível de condição física.

O treino personalizado consiste num treino individual, acompanhado por um instrutor, que permite oferecer um trabalho individualizado ao aluno, podendo ser adaptado a todas as faixas etárias e condições físicas. Por ser totalmente elaborado de acordo com as características pessoais do aluno, o treino personalizado permite maior rapidez no alcance de metas e na obtenção de resultados.