Descrição

A educação e a formação constituem elementos fundamentais para que exista uma melhor compreensão e valorização do projecto de vida dos jovens. Família e restantes agentes educativos, necessitam de se aliar, para que em conjunto, possam contribuir para formar jovens adultos com valores sociais, mais conscientes e interventivos. O C.A.T.L. Jovens da LATI é um espaço pensado para os jovens dos 10 aos 18 anos, com capacidade para 100 utentes, aos quais garante o fornecimento de refeições (pequeno almoço, almoço e lanche), Apoio Escolar e a participação em actividades Lúdico-pedagógicas.

Tem como principal objectivo:

  • Desenvolver competências pessoais, escolares, familiares e sociais.
  • Organizar actividades, visando a promoção de competências e a prevenção primária de problemáticas como o insucesso escolar, os consumos (álcool, tabaco, drogas), a gravidez na adolescência, entre outras.
  • Valorizar a descoberta e desenvolvimento de capacidades individuais e sociais promotoras de auto-estima, de auto-confiança, de segurança e de autonomia.
  • Proporcionar a inserção na comunidade de jovens mais desfavorecidos através da integração em actividades de ocupação de tempos livres, tais como Apoio Escolar, Desporto, Colónias de Férias, Música, Rádio, Expressão Plástica, Futebol, Dança.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Drª. Vanda Macedo
2ª a 6ª feira
7h30 – 19h00

Uma vez que a valência de C.A.T.L. – Jovens se caracteriza por uma grande heterogeneidade de utentes, de forma a dar uma resposta mais adequada às diferentes necessidades dos jovens, instituiram-se as seguintes modalidades de frequência: Utentes fixos: os jovens que frequentam o C.A.T.L. nas horas que a escola deixa livres (manhã ou tarde), usufruindo de todas as actividades de animação lúdico-pedagógica e apoio escolar. Esta modalidade responde, essencialmente, a um acompanhamento mais efectivo do tempo livre do jovem quer em período escolar, quer em período de pausas lectivas.

Utentes com frequência pontual: os jovens que frequentam pontualmente, sem carácter de permanência, os workshop’s, atelier´s ou actividades desenvolvidas pela valência.
Utentes do Clube Jovem : aqueles que frequentam a valência, usufruindo do espaço, sem carácter de permanência, desenvolvendo actividades por eles criadas. Esta modalidade serve para dar resposta, essencialmente, aos jovens autónomos, muitas vezes sem acompanhamento familiar e quase sempre mais carenciados economicamente.