Descrição

Tendo como público-alvo, essencialmente, os mais carenciados, reformados e pensionistas residentes no Concelho de Setúbal, sobretudo da zona periférica da Instituição, a Área de Idosos da LATI é, neste momento, única no nosso País. Funciona num edifício construído de raíz, cujo projecto de arquitectura foi pensado ao mais ínfimo pormenor, de forma a prestar um serviço de qualidade aos utentes. Esta área funciona sete dias por semana e divide-se em três tipos de apoio – Centro de Dia, Apoio Domiciliário e Internamento – abrangendo neste momento 160 utentes.

No âmbito dos Serviços Ocupacionais, os utentes podem usufruir de diversas actividades, que fomentam a participação dos idosos em várias tarefas e iniciativas e permitem fazê-los sentir-se integrados na comunidade. Devidamente acompanhadas por uma animadora Sócio-Cultural, são realizadas visitas culturais e recreativas, festas, sessões de movimento, hidroginástica, assim como diversos trabalhos artesanais, tais como costura, pintura, etc.

Estas actividades estão abertas aos sócios que nelas desejem participar. Peça mais informações na Área de Idosos da LATI.

Lar Residencial

Este apoio vai ao encontro de todos aqueles que, por motivos de saúde, habitacionais ou sociais necessitam de uma assistência permanente ou de uma vigília nocturna, impossível de obter no seu meio social, na sua habitação. Esta valência proporciona a estes idosos o conforto e a atenção que merecem, incentivando-os à participação nas várias actividades, de modo a se sentirem úteis e integrados na sociedade.

Tal como os utentes das outras Áreas, podem ainda usufruir de Cabeleireiro/Barbeiro, Lavandaria e Bar.

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Responsável: Drª. Fátima Rodrigues
4ª feira
14h30 – 17h00

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
2ª a Domingo
8H30 às 19H30

Centro de Dia

Proporcionamos, além da alimentação diária (pequeno-almoço, almoço e jantar), da higiene pessoal, do tratamento de roupas e da assistência médica e de enfermagem, o convívio e todo um conjunto de actividades ligadas à ocupação do idoso, facilitando ainda o transporte de casa para a LATI e vice-versa. Incentivamos a execução de trabalhos artesanais, costura, rendas, pintura, jardinagem, visitas culturais e recreativas, passeios e a frequência de colónias de férias.

SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS AOS UTENTES:

  • Alimentação
  • Higiene Pessoal
  • Tratamento Roupas
  • Assistência Médica e de Enfermagem
  • Cabeleireiro/Barbeiro
  • Transporte
  • Bar

ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS NA INSTITUIÇÃO:

  • Trabalhos Artesanais
  • Visitas Culturais e Recreativas
  • Festas
  • Sessões movimento
  • Hidroginástica

Apoio Domiciliário

Com esta valência, a LATI presta cuidados básicos ao idoso no seu domicílio, apoiando todos aqueles que, sendo residentes na Freguesia de S. Sebastião, se encontram em situação de dependência.

O objectivo desta valência é prestar uma ajuda doméstica na residência do idoso, que poderá variar consoante as suas necessidades: alimentação, cuidados básicos de higiene e saúde, lavagem e tratamento de roupas e higiene da habitação, facilitando a permanência do idoso no seu ambiente sócio-familiar

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Drª. Cristina Lima
De 2ª a Sábado
08h00 – 20h00