Descrição

A Área de Crianças da Liga dos Amigos da Terceira Idade tem como principal objectivo dar uma resposta adequada às necessidades educativas da população infantil, atendendo às características sócio-económicas das famílias, visando uma melhor inserção na comunidade.

Uma das nossas apostas é oferecermos aos nossos utentes um número diversificado de actividades, dinamizadas por técnicos qualificados, indo ao encontro dos interesses, necessidades e grau de desenvolvimento de cada criança. Oferecemos assim, para além das respostas educativas “tradicionais”, as actividades de natação, expressão físico-motora, aikido, expressão musical, capoeira, dança, expressão plástica, informática, expressão dramática, actividades lúdico desportivas e apoio escolar.

Fazem parte da Área de Crianças da LATI dois equipamentos específicos: o Centro Comunitário du Bocage (C.C.B.) em Setúbal com as valências de creche, jardim de infância e ATL e o Jardim de Infância e ATL “O Palhacinho” no Faralhão com uma sala de jardim de infância e outra de ATL. Usufruem diariamente destas respostas educativas cerca de 300 crianças.

Responsável: Drª. Maria de Jesus Gonçalves

Creche

É um espaço pensado para a criança, organizado de forma a transmitir a segurança e confiança necessárias ao seu desenvolvimento. Dado que os primeiros anos de vida são decisivos no desenvolvimento do ser humano, a Creche surge como resposta Social, onde a criança deve ser acolhida, amada e respeitada na sua originalidade e ajudada a crescer harmoniosamente.

Esta valência visa dar apoio às famílias e garantir os cuidados e necessidades básicas das crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 36 meses.

Pretendemos criar um forte elo de ligação entre a família e a Instituição. A confiança e o bem estar dos pais é uma forte componente para que a criança cresça num ambiente agradável e saudável.

Capacidade: 35 crianças
Equipa por Sala: 1 Educadora e 2 Ajudantes de Acção Educativa
Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª feira das 7h30 às 19h00

Jardim de Infância

É um espaço complementar do meio familiar das crianças.

Nele se facilitam aprendizagens, atendendo às necessidades, capacidades, interesses e grau de desenvolvimento individual. É por excelência um espaço onde, através do jogo e com o apoio dos adultos, a criança vai aprendendo com as próprias acções. Esta valência destina-se a crianças entre os 3 e os 5/6 anos e irá dar continuidade aos grupos de creche e responder às necessidades das famílias, promovendo o desenvolvimento global e equilibrado das crianças, numa fase fundamental das suas vidas.

Capacidade: 75 crianças
Equipa por Sala: 1 Educadora e 2 Ajudantes de Acção Educativa
Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª feira das 7h30 às 19h00

C.A.T.L.

Esta valência destina-se às crianças que frequentam o 1° Ciclo do Ensino Básico. A pedagogia de projecto é a metodologia adoptada e surge como ponto de partida e consequente base de organização do trabalho pedagógico.

As expressões (dramática, físico/motora, plástica, musical), são, por excelência , uma estratégia para colocar em prática os diversos projectos que surgem ao longo do ano, fomentando assim aprendizagens nas mais diversas áreas, envolvendo crianças, famílias, comunidade e equipa educativa.

Capacidade: 120 crianças
Equipa por Sala: 1 Educadora e 2 Ajudantes de Acção Educativa
Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª feira das 7h30 às 19h00

“O Palhacinho” – Faralhão

O Jardim de Infância e C.A.T.L. “O Palhacinho” fica situado numa zona habitacional (cooperativa de habitação), no Faralhão, servindo essencialmente as crianças que vivem nesta localidade e arredores. O transporte dos utentes é assegurado ou pelas famílias ou pelo autocarro da instituição. A LATI é a única I.P.S.S. instalada nesta zona do concelho de Setúbal, há mais de 17 anos.

Jardim de Infância
Capacidade: 25 crianças
Equipa por Sala: 1 Educadora e 2 Ajudantes de Acção Educativa
Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª feira das 7h30 às 19h00

C.A.T.L.
Capacidade: 30 crianças
Equipa por Sala: 1 Animadora Sócio-Cultural e 1 Ajudante de Acção Educativa
Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª feira das 7h30 às 19h00

Escola de Música

Inaugurado a 22 de Março de 2004, no âmbito das comemorações dos 25 anos da LATI ao serviço da Comunidade, este espaço é composto por duas salas de ensaio e um estúdio de gravação totalmente equipados. Encontra-se a funcionar como escola de música desde Setembro de 2005.